Tuesday, November 28, 2006

Saramago


Tenho andado sem tempo nenhum para actualizar o meu blog e sinceramente sinto-me mal. De alguma forma, ainda que ninguém o leia, preciso de transmitir o que me vai na alma.

A leitura é um escape genial. Tenho dificuldade em perceber alguém que não goste de ler. É difícil não gostar de obras geniais que acabaram por ficar imortalizadas e passar ao longo de sucessivas gerações. O mesmo passa-se com os autores e José Saramago é um deles. Será sempre recordado pelos portugueses e no mundo será reconhecido pelo menos porque conseguiu um Nobel.

Um dia perguntaram a Saramago se trocaria um Nobel por 15 anos de vida. O escritor respondeu em seguida que sim mas apenas se soubesse que voltaria a ganhar o prémio da Academia Sueca de novo. Muito esperto!

Nesta ultima obra, Saramago, mais do que num livro, fala de historias, memórias, episódios e personagens que não quis deixar que morressem com ele. São sobretudo pessoas que não quer fiquem no esquecimento já que foram tão importantes. Literariamente é, sem duvida, uma obra menor, mas pessoalmente deve ser dos trabalhos mais íntimos e pessoais de Saramago.

Gostei de ler As Pequenas Memórias mas foi só depois de ter estado na Azinhaga entre aquelas pessoas que senti algo diferente. É impossível estar naquela pequena aldeia e não visualizar o que Saramago conta. Ganha um significado muito diferente e especial que muda completamente a minha opinião do livro.

Ainda assim não deixo de recomendar os Ensaios sobre a Cegueira e os Ensaios sobre a Lucidez assim como o genial Intermitências da Morte. A primeira frase é sublime “No dia seguinte ninguém morreu”.

2 comments:

Anonymous said...

va a parecer que desde Saramago no has vuelto a leer... y no es así...

o que desde la última foto no me has vuelto a echar de menos...

y tampoco es así.

Venga, hombre, publica una de esas cosas tuyas tan bonitas, que estoy a 2.000 km de distancia, es día 1 de 2007, hacemos cinco años y siete meses, estoy escribiendo una noticia sobre Somalia, me he pasado la nochevieja durmiendo y tengo ganas de volver...

Quien lo lea que no piense que estoy deprimida. Me lo estoy pasando muy bien, simplemente me apetece algo de mimos

bs

V.

Patricia said...

Primo!!!!!!!!
tú sigue escribiendo, que yo estoy encanta de leer los blogs de mis primitos porque me hace sentirme cerca vuestra¡¡¡¡¡
Besines